Wednesday, July 27, 2005

A raça

Os West Highland White Terriers foram registados como uma raça pela primeira vez em 1908. Entretanto a origem da raça remonta ao séc. XVIII.
Originários das terras altas escocesas, as Highlands, estes cães são bastante robustos e com muita energia, habituados a andar e a correr. Eram, originalmente, utilizados para a caça.
A origem desta raça deve-se ao coronel Malcom, residente em Poltalloch, na Escócia.
A raça ancestral era castanho aruivada, muito parecida com os Cairn Terriers de hoje. Ocasionalmente em ninhadas dos, vamos chamar-lhes de Cairn, nascia uma ou outra cria branca que era frequentemente morta por se pensar que eram cães mais fracos.
Este senhor possuía vários cães dessa raça, que utilizava para a caça à raposa! Numa dessas caçadas, por acidente alvejou e matou o seu cão preferido por ter confudido a sua pelagem avermelhada com a de uma raposa. Como lhe custou muito ter morto o seu melhor amigo canino, o Coronel Malcolm começou a ficar com todos os Cairn que nasciam brancos.
Conseguiu reunir um grupo de onze cães e cadelas que são hoje considerados a origem da raça West Highland White Terrier.
Esses onze cães são conhecidos como "Os Onze de Poltalloch".
Aqui ficam algumas fotos históricas.

Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

No comments: