Thursday, March 15, 2007

Educando um Westie



Woof woof... Mais uma resposta do meu dono ao nosso correio:
"Tenho uma Westie com 3 mêses que me está a dar muitos problemas devido aoseu temperamento. É muito teimosa e quando a tento disciplinar dando-lhe comum jornal enrolado no rabo, ela não só não obedece como ás vezes me vira odente. Moro num apartamento e tento que ela se habitue a fazer tudo navaranda mas umas vezes tudo bem , parece estar a aprender e de repente lávai um xixi na cozinha. Agora deu-lhe para começar a ladrar ás 7 da manhã eincomodar os vizinhos, bato-lhe e logo a seguir recomeça a ladrar.O meu veterinário tem um Terrier e avisou-me da dificuldade de educar estaraça, teve até que o meter numa escola pois não conseguia dobrá-lo.Pode ajudar-me com a sua experiência sobre o comportamento desta raça ?"
Resposta:
Sim, os Westies são teimosos, mas nada como a persistência para lhes mostrar quem manda em casa.
Não queira que um Westie, ou qualquer outro cão, com 3 meses de idade tenha um comportamento exemplar. É a mesma coisa que dizer a uma criança de 4 anos para não fazer asneiras.
Nos cães tudo funciona com rotinas e horários. Se lhe fizer uma rotina e cumprir essa rotina, o cachorro habitua-se a ela.
Ela ladra às 7 da manhã porquê? Tem que haver um motivo.
As urinas são bastante frequentes num cachorro e eles raramente se aguentam com 3 meses de idade. Como estão sempre a beber e a comer, estão sempre a fazer. Nas crianças colocamos fraldas, nos cães eles fazem onde estão.
A Dory tem 4 e o Jonas tem 7 mas de vez em quando lá se descuidam. Se quiser ter uma casa limpa tipo museu, esqueça os animais. É impossível ter as duas coisas.
Tenha alguma paciência com ela e com carinho consegue-se mais do que a bater.
Nunca a castigue por uma coisa feita há 10 minutos ou mais. Ela não percebe o porquê do castigo.
Quanto ao facto de ela se virar para si... é o temperamento da cadela. Os meus nunca fizeram isso. Com certeza será para tentar ganhar superioridade para consigo e isso não deve deixar nunca.
Vai ver que a partir dos 6-7 meses ela começa a acalmar e torna-se uma cachorra exemplar. É preciso calma e muita paciência.

Felicidades.

1 comment:

Anonymous said...

já me deu uma ideia, da pestezinha que me epera :)
só espero que se dê bem com os meus actuais cães